28 de maio de 2011

TPM = T odos os P roblemas do M undo


Sujeito a xingamentos,brigas e murros...A TPM é a pior coisa do mundo,que ataca nós (mulheres).Ela (para mim) é uma das coisas mais horríveis do mundoooooooo.

Explica Melhor :

TPM = Tensão Pré-Menstrual,é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher.
Geralmente a menstruação dura entorno de 3 á 7 dias.Até 40% das mulheres que menstruam sentem os sintomas de TPM. Na maioria dessas mulheres, a TPM não é nada mais do que uma pequena chateação. Mas em cerca de 5%, os sintomas podem debilitar a ponto de interferir no dia-a-dia.

O que causa ?

O endométrio se rompe e uma parte dele,formada por células.Esse conjunto de acontecimentos que se repete todo mês é chamado de ciclo menstrual e é controlado por hormônios da hipófise e do ovário. 
Os hormônios e o ciclo menstrual
Os cientistas não sabem qual o motivo exato das mulheres terem TPM ou a razão de umas terem casos mais graves do que outras. Mas eles acreditam que ela se origina em uma combinação de fatores, como: genética, alimentação, fatores psicológicos e mudanças hormonais.
Os hormônios são um dos aspectos mais estudados no que diz respeito às causas da TPM. Ela ocorre perto do final do ciclo menstrual (em inglês) de uma mulher, de 7 a 14 dias antes da menstruação. Durante este ciclo, que dura cerca de 28 dias, um óvulo amadurece e é liberado pelos ovários para que possa ser fertilizado. E os hormônios que têm uma grande participação neste ciclo são o estrógeno e a progesterona.
Após cinco dias de ciclo menstrual, os ovários liberam o hormônio feminino estrógeno. Este hormônio ajuda a deixar o útero mais espesso, possibilitando abrigar um embrião caso
a concepção aconteça. Após 14 dias de ciclo, o óvulo é liberado por um processo chamado de ovulação. Após a ovulação, a última fase (lútea) do ciclo menstrual tem início e é aí que os sintomas da TPM costumam aparecer.


Eu tenho?O que faço ?!

Há mais de 150 sintomas físicos e psicológicos associados com a TPM. Estes sintomas podem variar de intensidades leves a graves, dependendo da pessoa e até mesmo do mês.

•    realize atividades que proporcionem bem-estar, como passear no parque;
•    faça uma atividade física. Pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis. Isso ajuda a reduzir a tensão e a melhorar a autoestima;

•    evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;

•    procure se arrumar, mesmo que você não vá sair de casa, isso também ajuda a elevar a 
sua autoestima;

•    afaste os pensamentos negativos, seja otimista e mentalize coisas boas;

•    procure fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes; 


•    diminua o sal, ele ajuda a desencadear os inchaços, pois contribui na retenção de líquidos. 

Bom...eu espero ter tirado algumas dúvidas de vocês,esse post também tirou muitas dúvidas minhas sobre a TPM ,me fez entender o que ela é,porquê existe e como surge...
ps.:meus créditos vãoo para o blog Coffee com Vogue,o site Gineco e o site ABC da Saúde.
Gente,eu queria pedir um favorzinho para vocês...Se não for pedir muito e gostaria que vocês divulgassem para os amigos,parentes,etc...o blog.Eu acho que ele está ficando muito legal,já temos quase 2 000 acessos.Mas não temos muitas divulgações,e mesmo se botarem que não gostaram do blog,pelo menos viram...Porque eu acho que  as críticas fazem parte da profissionalização. 
Bom é isso minha gente.Beijoooooos, @bruhcsantos_



Tumblr_ladc435web1qbpydeo1_500_large

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...